7 de abril de 2011

Costa Nova

Situada no Distrito de Aveiro, a Costa Nova é uma pequena vila piscatória com longa tradição como destino de férias em família, desde os primórdios do século XVIII.

Parte das minhas férias da adolescência foram passadas nesta vila. O que nos atraia a passar férias nesta localidade era o facto de podermos usufruir de dias de praia, descanso, bem como de passeios à beira da ria.



Esta vila teve a sua origem na abertura da barra da ria no ano de 1808. A designação deve-se a dois factos. O primeiro, "Costa Nova", em oposição à "Costa Velha"(São Jacinto). Em segundo lugar deve-se ao facto de neste local, ter existido um enorme e verdejante prado.

A Costa Nova é reconhecida pelos característicos "palheiros" de madeira pintados às riscas, habitados pelos pescadores locais durante o Inverno e o Verão.




Esta vila reflecte a essência de viver perto do mar pelos restaurantes que diariamente servem peixe fresco e marisco capturado no próprio dia.

A Praia da Costa Nova é caracterizada pela areia muito fina e por ser normalmente ventosa. O mar é bastante mexido, o que é habitual nas praias do norte do país.


Entre a praia e a ria encontramos as casas de cores fortes, pintadas em riscas, predominantemente verticais, que tornam a avenida principal bastante colorida.



Na vila podemos encontrar a Igreja Matriz da Nossa Senhora da Saúde da Costa Nova que em substituição da velha Capela que havia sido construída em 1890, no areal, junto à praia, foi inaugurada, em 2000, a Igreja Matriz da Costa Nova, em homenagem à Nossa Senhora da Saúde.



O mercado também é uma das atracções locais, actualmente a sua infra-estrutura está remodelada, dando continuidade às cores que caracterizam esta agradável vila.



Como considero que “Recordar é viver” visito várias vezes a Costa Nova de forma a alimentar as memórias que engrandecem o meu ser.

Sem comentários:

Enviar um comentário