6 de abril de 2011

Barra


Quando visitamos a cidade de Aveiro, aproveitamos para percorrer as proximidades e apreciar outras atracções do distrito de Aveiro. Assim, rumamos para a Barra.

Na barra caminhamos pela praia e admiramos o seu farol imponente, um dos mais altos da Europa. É aqui que desagua a ria de Aveiro. Também aqui se assiste à entrada e saída dos barcos de pesca. A Barra é um local ideal para a prática do surf, windsurf, vela e pesca de mar. Durante o Verão as festas e os bares dão um colorido diferente à noite, tornando-se esta numa das praias mais frequentadas da região.






O Forte da Barra é outra das atracções turísticas, também denominado como Forte Pombalino, Forte Novo ou Castelo da Gafanha, localiza-se numa ilha adjacente à Ilha da Mó do Meio, Freguesia da Gafanha da Nazaré, Concelho de Ílhavo, Distrito de Aveiro.
Este forte nunca teve funções militares importantes, pois o assoreamento que progredia na foz do Vouga desde o século XV fez avançar mais a linha da costa, com interrupções intermitentes do acesso ao mar. A situação veio a conhecer o seu estado presente com a abertura da Barra de Aveiro (fim do século XIX) que separou São Jacinto da Barra Nova, a construção do Farol de Aveiro e de dois molhes de mar que guardam a actual foz da Ria de Aveiro.

Actualmente o farol continua a desempenhar funções de sinalização na navegação interna.

A praia da barra e a sua área envolvente transmitiram-me serenidade e tranquilidade, traduzindo-se numa vontade de permanecer sentada num banco de madeira a apreciar a imensidão do mar a envolver-se com a areia.

Sem comentários:

Enviar um comentário