5 de abril de 2011

Aveiro


A cidade de Aveiro é capital de Distrito, situa-se na região do centro do país. Aveiro, devido à situação geográfica, junto à Ria de Aveiro, com exploração das salinas, a pesca e o comércio marítimo, fixou a população nesta zona e já existia antes da formação da nacionalidade, vindo a ser elevada a vila, no século XIII, mas o primeiro foral atribuído à vila, data de 1515, no reinado de D. Manuel.

A cidade de Aveiro (ver mapa) reflecte o que procuramos nas diferentes viagens que realizamos, nesta encantadora cidade podemos encontrar os seus moliceiros semelhantes a gôndolas, lagoas naturais, uma elegante arquitectura do século XIX e passagens calcetadas.



Conhecida como a “Veneza portuguesa”, a adorável cidade de Aveiro é atravessada por um canal e é tida como um dos destinos mais encantadores do país, graças aos seus coloridos moliceiros, aos edifícios em tons pastel de estilo Arte Nova e à sua tranquila atmosfera urbana.



Aconselho a realizarem a viagem pela ria, no moliceiro, e contemplarem das paisagens e do património arquitectónico que esta cidade nos propicia.




O Barco Moliceiro era um tipo de embarcação destinada à colheita e transporte da vegetação da Ria de Aveiro, ocupação conhecida pelo termo popular de apanha do moliço, e servia para o transporte de mercadorias ou gado. Actualmente é utilizado como embarcação turística.



A melhor forma de percorrer a cidade é através da BUGA (Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro), como não sei andar de bicicleta não usufruímos deste meio de transporte, mas considero que seja o mais adequado, uma vez que podemos percorrer todas as atracções turísticas sem polui o ambiente.


Ao percorrermos a cidade visitamos o Mercado do Peixe – um mercado tradicional que abriga alguns dos melhores restaurantes de marisco de Aveiro. Também elegemos uma pastelaria/café tradicional e saboreamos os divinais ovos-moles, que são especialidade do distrito.

No centro da cidade encontramos o Fórum de Aveiro onde podemos destacar um conjunto diversificado de actividades: lojas, restaurantes, cinemas, livraria e aproveitamento do espaço subterrâneo para estacionamento.

Perto do Fórum encontramos o edifício da Capitania do Porto de Aveiro, ou dos "Arcos", hoje propriedade da Câmara Municipal de Aveiro.




Ao deambularmos nas ruas peculiares da cidade deparamo-nos com a Câmara Municipal de Aveiro um edifício de sóbria elegância da última década do século XVIII, com uma fachada dividida em cinco corpos toscanos, sendo a parte central, de quatro pilastras, denominada pela torre sineira.

No que concerne ao património religioso visitamos várias igrejas entre elas, a igreja das Carmelitas, capela S. Gonçalinho, igreja S. Domingos (Catedral de Aveiro), igreja da misericórdia e o convento de Jesus.
A Igreja das Carmelitas é um Templo do antigo Convento das Carmelitas, edificado no século XVII, está revestido de riquíssima talha dourada de três épocas diferentes e de belos painéis de azulejos setecentistas.

Na Igreja S. Domingos, a actual Sé, podemos encontrar um nicho onde se encontra uma Nossa Senhora gótica e um pórtico barroco que data de 1719.



A Igreja da misericórdia é um edifício renascentista, construído em finais do século XVI e princípios do século XVII, durante a dominação filipina.
A fachada encerra um magnífico pórtico e é decorada de azulejos colocados na segunda metade do século XIX. O interior está revestido de painéis de azulejo de padrão tapeçaria.

O Convento de Jesus foi fundado no século XV, este antigo convento dominicano está fortemente associado à princesa mais influente de Aveiro – Santa Joana de Portugal. Conhecida pela sua devoção à religião que se prolongou por toda a sua vida, esta princesa entrou no convento em 1472 e aí viveu até à sua morte. Hoje, podemos visitar aquele que será o seu túmulo de mármore trabalhado, e admirar os motivos barrocos, os pórticos manuelinos, os claustros de inspiração manuelina e as capelas maneiristas que embelezam este monumento histórico.

Na cidade de Aveiro também podemos encontrar uma diversidade de património cultural. O Museu de Aveiro é um exemplar desse património. O acervo do museu, com origem nos espólios do Convento de Jesus e de outras casas religiosas da cidade, abrange colecções de pintura, escultura, azulejo, ourivesaria, mobiliário, cerâmica com particular incidência no período barroco. Possui ainda um fundo documental dos séculos XV ao XIX.

Devido à sua localização situada na sub-região do Baixo Vouga, entre o oceano Atlântico e as zonas montanhosas dos distritos contíguos, Aveiro exibe uma paisagem muito variada, caracterizada por uma longa costa arenosa, um bonito estuário e diversos parques e jardins.

Saliento o Parque Infante D. Pedro ou "parque da cidade" em que se honra o infante-regente D. Pedro. Desse espaço da antiga cerca, com construções de pendor romântico como a fonte sob a escadaria monumental, aproveitou-se a ribeira para criar um cenário de lagos e fontes com envolvimento de vegetação.

Mesmo no centro da cidade, perto da ria passeamos pelos jardins do Rossio, um pequeno espaço de lazer, mais que tudo voltado para a fruição do verde e acompanhando o Canal Central. Através deste desfrutamos de uma bela vista para a ria e para os moliceiros.


Devido à sua proximidade ao mar, na cidade realizam-se várias actividades relacionadas com o mar.
O sal constitui durante séculos um dos seus produtos mais famosos. Nas vasas e nos lodos procede-se a recolecção de moluscos enquanto a apanha do moliço quase que desapareceu devido à utilização de fertilizantes químicos.
A pesca pratica-se tanto nas águas interiores quer no mar, enquanto se desenvolve a piscicultura, nomeadamente nas salinas abandonadas.




As tradições gastronómicas de Aveiro devem-se, em boa parte, aos paladares adocicados, como por exemplo os típicos ovos-moles, símbolo de Aveiro por excelência, servidos em pequenas pipas de madeira decoradas com coloridas pinturas com temas regionais ou com revestimento de hóstia imitando formas marinhas.
Percorrendo um pouco mais a doçaria aveirense, encontramos outros doces como por exemplo: raivas, ovos em fio, castanhas doces, bolos de vinte e quatro horas, fatias húmidas e as barrigas de freira.

Mas não só em doçaria é rica a gastronomia da região. Os apreciadores de uma boa refeição podem desfrutar de pratos de carne e de peixe, sobretudo deste último, fruto dos pescadores que povoaram, e ainda povoam, a cidade.
Temos como pratos típicos de peixe - a caldeirada de enguias ou as enguias de escabeche, a raia em molho pitau, as espetadas de mexilhão e as caldeiradas de vários peixes da Ria e do mar. Quanto às carnes o típico é o carneiro à lampantana (assado na caçoila de barro preto), o leitão assado, a chanfana de borrego ou de cabrito, o chouriço com grelos ou, ainda, uns rojões.

A cidade de Aveiro espelha romantismo, nesta encontramos o brilho, as cores, o encanto, o sabor, a paz que traduz o que ansiamos em cada viagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário