23 de abril de 2011

Castelo Mendo - Aldeia Histórica de Portugal



Castelo Mendo fica a sudoeste de Almeida. Eleva-se a 721 metros de altitude, coroando um cabeço granítico rodeado pelo fundo vale do Côa. A aldeia continua amuralhada, tal como estava quando o rei D. Sancho I a mandou erguer em princípios do século XIII. Mantêm-se no interior uma série de igrejas, umas em ruínas, outras bem conservadas, sendo curiosas as representações do lendário alcaide Mendo e da sua mulher, Menda, carrancas colocadas na fachada de duas casas vizinhas. Castelo Mendo tinha uma importante feira medieval, provavelmente a primeira feira oficial do país.







Esta Aldeia Histórica tem muito para contar, como confirmamos ao visitar o seu Castelo, as Igrejas de São Vicente e de São Pedro, o alto Pelourinho de 7 metros, o mais alto das Beiras, ou pela Domus Municipalis, edifício que englobava a Cadeia, o Tribunal e a Casa da Câmara, e que, hoje, funciona como Posto de Turismo.







Silenciosamente entramos pela porta da fortaleza medieval rodeada por montes verdejantes e vales férteis, passamos o portal de pedra, entramos e recuamos no tempo. Longe da agitação do progresso, a aldeia vive a sua solidão nas ruas desertas e nas casas abandonadas. Mas é graças a esse isolamento que Castelo Mendo é um pequeno encanto perdido na montanha. Do terreiro da igreja sem tecto conseguimos alcançar uma paisagem espectacular.







O queijo de cabra e o pão caseiros são as atracções gastronómicas da aldeia.

Esta aldeia singular abraçada pela natureza conquista qualquer alma.

Sem comentários:

Enviar um comentário