30 de abril de 2011

Lenda da Aldeia Histórica de Linhares da Beira



A história desta batalha baseia-se em factos reais. Segundo a tradição no tempo do Rei D. Sancho I, o Rei de Leão invadiu Portugal com intenção de tomar Celorico da Beira.

Avisado por um mensageiro, que tinha sabido das intenções do Rei de Leão, o alcaide de Celorico mandou pedir ajuda a seu irmão, também ele alcaide, mas em Linhares da Beira. Tendo por aliada uma noite cerrada e escura por ser lua nova, os dois alcaides juntaram homens e forças e pensaram em qual seria a melhor táctica para vencer o Rei de Leão.

Na tentativa de surpreender o inimigo que nem imaginava que os Portugueses o esperavam e em vez de o esperarem trancados dentro do castelo, o exército português saiu ao encontro do exército leonês. A táctica resultou e os Portugueses venceram.

Em memória desta batalha nocturna vencida, o rei D. Sancho I mandou incluir a lua e as estrelas no brasão de armas de Linhares e Celorico.

Retirada do site: http://www.casasdocruzeiro.com/AldeiasHist%C3%B3ricas/LendadaAldeiaHist%C3%B3ricadeLinharesdaBeira.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário