14 de abril de 2011

Quem quer ser milionário



Este foi um dos filmes que  me surpreendeu no ano anterior, na medida que o título do filme não me  suscitou qualquer interesse e após visualizado considero que é um filme emocionante.

O filme retrata um momento da vida de um jovem de 18 anos que é oriundo de uma família com parcos recursos económicos, que vive numa das favelas da Índia. O jovem experimentou um dos dias mais importantes de sua vida. Visto pela TV por toda a população, o jovem (Jamal) estava a apenas uma pergunta de conquistar o prémio de 20 milhões de rupias. No entanto, no auge do programa, a polícia prende o jovem Jamal por suspeita de fraude. Numa tentativa de provar a sua inocência, Jamal contou a história da sua vida nas ruas e as aventuras com o seu irmão, e também a história do seu amor perdido.
A pergunta que marca o filme todo é como é que um jovem sem estudos e basicamente analfabeto consegue ganhar o prémio máximo tendo em conta que nem as pessoas mais cultas o conseguem.

Considero que a resposta a esta pergunta está evidente no decorrer do filme, os conhecimentos/aprendizagens que adquirimos ao longo da vida não são conseguidos apenas de forma formal, através da escola ou de cursos, mas particularmente de forma informal, através das experiências vivenciadas ao longo do percurso de vida, quer pessoal, profissional e social.
O processo de reconhecimento de competências é por vezes desvalorizado e tido como facilitador, mas o certo é que parte das competências adquiridas pelos indivíduos são alcançadas através das suas experiências de vida, permitindo-lhes consolidar aprendizagens e aplicá-las nos diferentes contextos de vida.
" A prática é a pedra de toque das competências, mas para isso é necessário questioná-las..." (Perrenoud, 1993)

No meu parecer esta é a mensagem que o enredo deste filme espelha, no entanto, para muitos a mensagem que o filme transmite é apenas a de uma história de amor, em que a personagem principal luta pelo seu amor de infância e consegue através  da coragem e  persistência alcançar o seu amor perdido.

Sem comentários:

Enviar um comentário