22 de abril de 2011

Almeida - Aldeia Histórica de Portugal



Vista do ar, a vila de Almeida parece uma estrela de 12 pontas. Esta notável praça-forte foi edificada nos sécs. XVII-XVIII, em redor de um castelo medieval, num local importantíssimo como ponto de defesa estratégico da região - um planalto a cerca de 12 kms da linha fronteira com Espanha, definida pelo Tratado de Alcanices em 1297, data em que Almeida passou a ser portuguesa.



Existem várias versões para origem do nome Almeida. Mas o que todos concordam é que o nome é de origem árabe. Uns referem que vem do árabe Al Mêda e que significa a mesa, pelo facto da povoação se encontrar situada num vasto planalto, no planalto das mesas.
Almeida é um dos melhores exemplares de fortificação abaluartada existente em Portugal.



Almeida foi palco de lutas ao longo dos séculos, destacando-se as Guerras da Restauração (séc. XVII), em que os espanhóis foram definitivamente afastados do trono de Portugal, e as invasões francesas no séc. XIX em que esteve cercada durante um longo período pelas tropas napoleónicas, tendo o seu castelo e parte da muralha sido gravemente danificados pela explosão de uma enorme quantidade de pólvora armazenada nos paióis, o que provocou a sua rendição.

No interior da fortificação, vale a pena visitar o conjunto agradável do casario, e numerosos edifícios religiosos e civis espalhados por ruas estreitas que conservam a atmosfera de outros tempos, entre eles destaco as Casamatas, o quartel das esquadras, o picadeiro d’el Rey, a casa dos Governadores, o edifício da Câmara Municipal.



 

 
No que se refere ao património religioso destaco a igreja matriz, a Torre do relógio e a capela da misericórdia.



Ao percorrer os caminhos desta aldeia deparei-me com uma tranquilidade emanada da paisagem que envolve as muralhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário