7 de junho de 2013

Vizela

Vizela é uma cidade do distrito de Braga. O concelho foi criado em 1361, vindo a ser extinto em 1408. Teve então a designação de Riba Vizela. 

Conhecer as raízes de Vizela, ou Caldas de Vizela, como também é conhecida, é viajar no tempo e partir à descoberta de uma história milenar que tem o seu início muito antes da fundação da própria nacionalidade. 
Dos vários povos que por esta terra passaram, foram os Romanos que mais marcas deixaram. O seu mais importante legado foi a preciosa descoberta das propriedades medicinais das águas termais. Aproveitando a qualidade terapêutica das águas, indicadas para doenças respiratórias, doenças de pele e reumatismos, o atual balneário termal foi construído em 1870.



Para além do termalismo, Vizela tem ainda para oferecer, um vasto e rico património cultural e religioso.

Assim, visitamos a Ponte Romana de S. João, um ex-libris, erigido num dos locais que em tempos foi considerado como um dos mais belos de Vizela, faz parte de um dos mais importante recursos do património construído do concelho de Vizela. 
Edificada durante o período romano, fez parte da via - militar romana que ligava as localidades de Braga e Mérida. 

Visitamos as Capelas do Sítio do Santuário de S. Bento das Peras, situadas no cimo do Monte de S. Bento, a 410 metros de altitude. A capela mais antiga é o local preferencial pelos devotos para cumprirem as suas promessas, está datada do Século XVI. A mais recente foi dedicada ao culto em Outubro de 1970.




Característica única deste local é também os penedos pintados de branco que se apresentam por toda a encosta do monte, que significam o agradecimento dos devotos por graças concedidas. 






Também visitamos a Capela de Nossa Senhora da Tocha, a sua construção data do Séc. XVIII. De destacar o seu ameado e os trinta e nove merlões, decorados com motivos românicos. 




Outra atração é o Parque das Termas que se localiza no centro da cidade, mais precisamente na freguesia de S. João. Este espaço é considerado como sendo o “pulmão” de Vizela, devido à sua vasta vegetação, distinguindo-se aqui inúmeras espécies de árvores, algumas delas centenárias. 

Uma visita a Vizela só fica completa uma vez provadas as iguarias da terra, uma cozinha tradicional bem acompanhada pelos néctares da região, o vinho verde, e complementada pelo célebre Bolinhol, doce único em Portugal.


Sem comentários:

Enviar um comentário