17 de junho de 2013

Mosteiro e Sitio do Escorial

El Real Sítio de San Lorenzo de El Escorial é um grande complexo (inclui palácio, mosteiro, museu e biblioteca) localizado em San Lorenzo de El Escorial, situado 45 km a Noroeste de Madrid.



O nome de El Escorial deve-se a uns antigos depósitos de escória procedentes de uma ferraria da zona, dos quais tomou topónimo a aldeia situada nas proximidades do lugar onde se construiu este mosteiro-palácio e que na atualidade é o município de El Escorial.




Situado junto ao monte Abantos, na Serra de Guadarrama, este monumental complexo foi mandado construir pelo rei Filipe II da Espanha para comemorar a vitória na Batalha de San Quintín, em 1557, sobre as tropas de Henrique II, rei de França, e para servir de lugar de enterro dos restos mortais de seus pais, o Imperador Carlos I e Isabel de Portugal, assim como dos seus próprios e dos seus sucessores.



A planta do edifício, com as suas torres, recorda a forma de uma grelha, pelo que tradicionalmente se diz que se fez assim em honra a São Lourenço, martirizado em Roma no suplício da grelha e cuja festividade se celebra a 10 de Agosto, dia da Batalha de San Quintín. Daí o nome do conjunto e da localidade criada à volta deste.

Em 1984 a UNESCO declarou El Real Sítio de San Lorenzo de El Escorial como Património da Humanidade.





Foi à biblioteca que Filipe II cedeu os ricos códices que possuía e para cujo enriquecimento ordenou a aquisição das bibliotecas e das obras mais exemplares tanto de Espanha como do estrangeiro. Os frescos das abóbadas foram pintados por Pellegrino Tibaldi. Dotada de uma coleção de mais de 40.000 volumes de extraordinário valor.


Formado por uma série de salas decoradas com austeridade, foi o lugar de residência do rei Filipe II. Situada junto ao altar-mor da Basílica, conta com uma janela que permitia ao rei assistir à missa deitado na cama quando estava impossibilitado por causa da gota, doença de que padecia com severidade.

Fora do palácio encontramos os Jardins dos Frades, mandados construir por Filipe II, que era um amante da natureza, constituem um lugar ideal para o repouso e a meditação.






A estrutura do edifício denuncia a presença das duas dinastias que o ocuparam: o palácio dos Áustrias, cuja área ocupada é marcada pela austeridade,contrastando com a sumptuosidade presente no Palácio dos Bourbon.


Sem comentários:

Enviar um comentário