10 de junho de 2013

Campo Maior



Campo Maior é uma bonita e pacata Vila alentejana situada no Distrito de Portalegre. 

A Origem do seu nome está relacionada com a lenda que diz que a povoação foi fundada por vários chefes de família que viviam dispersos no campo e resolveram agrupar-se para uma maior proteção. Descobrindo um espaço aberto, um diz para os outros: "Aqui o campo é maior".Vestígios de proveniência diversa permitem concluir que o atual território do concelho de Campo Maior foi habitado desde a época Pré-Histórica.

Certamente foi uma Povoação Romana, dominada por Mouros durante meio milénio e conquistada por cavaleiros cristãos da família Pérez de Badajoz em 1219, que posteriormente ofereceram a aldeia pertencente ao concelho de Badajoz à Igreja de Santa Maria do Castelo.

Vários episódios marcaram a história da cidade e do Alentejo, que, no século XVII, chegou mesmo a ser o mais importante centro militar do Alentejo, a seguir a Elvas. Em 1732 a cidade foi muito danificada devido a uma grande explosão num paiol, fazendo mais de um milhar de mortos, tendo sido feito posteriormente muito trabalho de reconstrução. 





O Património de Campo Maior é testemunho vivo desta história, como se pode observar pelo Castelo, pela bela Igreja Matriz com a macabra Capela dos Ossos, construída após a grande explosão catastrófica do paiol da Torre de Menagem do castelo, pela Igreja de São João Baptista, também ela muito modificada após a explosão, ou pela Praça da República com o bonito Pelourinho, ou pelo interessante Convento de Santo António, do século XVIII. 





Numa região de paisagens onde predominam as planícies, a região de Campo Maior conta também com a Barragem do Caia e a Barragem do Abrilongo, reunindo excelentes condições para as mais diversas atividades de lazer, desporto e náuticas. 

O seu castelo que se ergue a leste da vila foi reedificado por D. Dinis em 1310, e foi no século XVII e XVIII que se levantaram fortificações tornando Campo Maior numa importante praça forte de Portugal.




No que se refere à gastronomia, esta sofreu algumas influências vindas de Espanha, assim os pratos regionais são: as sopas de batata, de cação, de tomate, de bacalhau, as migas com entrecosto, o gaspacho, os grãos com carne, a carne de porco à alentejana e a açorda, e sempre a acompanhar as azeitonas de Campo Maior. Na doçaria, cericaia com ameixas, tosquiados, bolos amassados, nógados e tortilhas de amêndoa grão e gila. Para acabar a refeição o característico café, da maior zona industrial de torrefacção de cafés da Península Ibérica.

Concluindo, o concelho de Campo Maior possui um património natural de valor excecional, que lhe atribui características únicas no contexto do Alentejo.


Sem comentários:

Enviar um comentário