6 de dezembro de 2011

Vila Praia de Âncora


Vila Praia de Âncora é uma vila de pescadores, pertencente ao concelho de Caminha, uma das mais famosas da região Minhota, situada na Costa Atlântica e na foz do rio Âncora.

Esta vila apresenta vestígios de ocupação humana desde o período Paleolítico, e variados monumentos megalíticos, como o Dólmen da Barrosa do período neolítico. Importantes são os muitos vestígios castrejos encontrados na localidade.
Na época de ocupação Romana foi uma importante localidade devido à extração de minérios do rio Âncora.

A Praia é o maior atrativo da vila, que pauta também pelo Forte de Vila Praia de Âncora ou Fortim da Lagarteira do século XVII, o Forte do Cão, construído entre 1699 e 1702, pela Igreja Matriz ou pela Capela do Calvário, e pelos muitos legados patrimoniais religiosos, como cruzeiros.

As paisagens naturais circundantes são de extrema beleza, e atraem um grande número de visitantes, sobretudo durante a época balnear.




Iniciamos a visita pelo Forte da Lagarteira, também designado por Forte de Âncora. Este tinha por objetivo a defesa da costa perante a ameaça da armada espanhola.
Nesta construção conciliam-se características seiscentistas com a persistência de algumas de cariz medieval.




Em seguida percorremos as ruas do centro histórico e cruzamo-nos com a Capela de Nossa Senhora da Bonança, que foi construída em 1889. A atual Capela de Nossa Senhora da Bonança assenta nas funções da pequena capela de Nossa Senhora das Necessidades que foi construída em 1760-1765 e depois demolida em 1889.



Posteriormente dirigimo-nos para o Dolmén da Barrosa, um dos monumentos megalíticos mais emblemáticos do país, do período neolítico. Este dólmen é composto pela Câmara funerária, a pedra de cabeceira no topo e nove esteios. Designado vulgarmente como a “lapa dos mouros”, este dólmen assenta sobre uma elevação de terras ou “tumulus”, cuja base se vê cortada por algumas pedras grosseiras, com o fim de vedar o recinto por ele ocupado.





Por fim, visitamos o Forte do Cão, construído no século XVII durante a Guerra da Restauração, cujo objetivo era a defesa da costa portuguesa perante a armada espanhola. Esta construção possui uma planta em estrela com quatro baluartes, dois deles voltados ao mar.



Outra atração desta vila é a sua gastronomia, podemos encontrar várias iguarias tais como a parrilhada de peixe e de marisco, cabrito à serra de Arga, arroz de marisco a moda do portinho, caldeirada à Tio Feito, torta de marisco, bacalhau à S. Lourenço da Montaria, sardinhas recheadas, bacalhau dourado, peru estufado e recheado à Meira, bolinhos de coco e doces de romaria.

Vila Praia de Âncora é uma vila acolhedora repleta de atrações.



Sem comentários:

Enviar um comentário