11 de dezembro de 2011

Paredes



O Concelho de Paredes situa-se na região do Vale do Sousa, no distrito do Porto.

 Testemunhos arqueológicos demonstram que há mais de 5000 anos o Homem escolheu o território do atual concelho de Paredes, para viver e morrer.
A sedentarização de povos nesta zona perdurou e foram deixando vestígios das suas aldeias e dos seus utensílios.

Iniciamos a nossa visita pelo centro da cidade onde nos deparamos com monumentos como a Igreja Matriz, o Pelourinho, que atesta a importância da localidade noutros tempos, as Capelas do Calvário, de São José e da Senhora da Guia ou as várias casas senhoriais e brasonadas que atestam a riqueza que os férteis solos têm proporcionado, nomeadamente com o desenvolvimento da vinicultura, como a Casa da Estrabuela ou o Palácio da Granja, que hoje alberga a Casa Municipal da Cultura.



O concelho de Paredes está inserido na Rota do Românico e na Rota dos Vinhos Verdes, reunindo um conjunto de equipamentos e meios que poderão proporcionar agradáveis momentos.

Paredes integra o percurso sul da rota do românico, com os monumentos: Mosteiro de São Pedro de Cête e Ermida da Nossa Senhora do Vale, ambos em Cête, e a Torre do Castelo de Aguiar de Sousa.

Visitamos a Igreja de S. Pedro de Cete, monumento Românico/Gótico, fazia parte do complexo conventual do antigo Mosteiro. Sofreu sucessivas reformas, fundamentalmente, no primeiro quartel do século XIV e no século XVI. Nos finais do século XIX e durante o século XX realizaram-se várias intervenções de conservação e restauro.





Outro monumento que faz parte da rota do românico é a capela da Sr.ª do Vale, uma pequena ermida de origem românica constituída por uma nave e abside, ligadas entre si por um arco triunfal, sendo este o que resta da primitiva traça.




O concelho de Paredes está integrado num local de grande beleza natural e férteis terrenos, conhecido pela larga produção de afamados Vinhos Verdes.


Sem comentários:

Enviar um comentário