1 de dezembro de 2011

Castro de São Paio


O Castro de São Paio localiza-se na freguesia de Labruge, no concelho de Vila do Conde.

Constitui-se em um pequeno povoado da Idade do Ferro, um castro, descoberto na década de 1950 por Fernando Lanhas e D. Domingos de Pinho Brandão. Desde então foi destruído parcialmente por vários curiosos. De 1993 a 1996 foram procedidas escavações arqueológicas com o objetivo de salvar o castro da destruição.

O castro situa-se à beira mar, o seu particular valor advém de uma rara beleza natural e do facto de ser o único Castro do Noroeste Português em que o mar faz parte das defesas, erguendo-se em plena linha da costa.



O alto é encimado pela capela de S. Paio, o santo que tendo sido entregue como refém ao Emir de Córdova, ai foi martirizado no ano de 925.



A pequena praia encerrada entre as duas elevações é chamada de praia dos Castros.







Quando pretendemos fugir das praias ventosas escolhemos esta praia para desfrutarmos de uns momentos de sol.

No cimo da falésia alcançamos uma vista deslumbrante para o mar, normalmente aproveitamos o facto de estarmos presentes naquele local excecional e esperamos pelo pôr-do-sol, de modo a vivermos um momento repleto de emoção.




Também costumamos frequentar a esplanada situada no cimo da praia, onde saboreamos uns petiscos, usufruindo da bela paisagem.

Considero que em Castro de S. Paio podemos desfrutar de momentos acolhedores envolvidos por um ambiente sereno.

Sem comentários:

Enviar um comentário