28 de dezembro de 2011

Silves



Silves pertence ao distrito de Faro.

Xelb era o nome dado à cidade de Silves durante o domínio muçulmano. Esta foi conquistada por Abd-al-Aziz em 713 a.c. e permaneceu sob domínio islâmico até metade do século XIII. Por essa altura foi conquistada por Dom Paio Peres Correia. O Rei Dom Sancho I, ajudado pelos Cruzados que viajavam para a Terra Santa, reconquistou a cidade em 1189. No entanto, os Cristãos só conseguiram permanecer em Silves durante cerca de dois anos.

Devido à sua localização dominante, Silves tornou-se uma das principais zonas fortificadas. No topo da cidade, realçam-se as paredes vermelhas do impressionante castelo na linha do horizonte. A construção do Castelo de Silves, considerado, o maior da região algarvia e o melhor exemplo da arquitectura militar islâmica existente em Portugal, é situada no século XI. A partir das muralhas, o castelo oferece vistas incríveis sobre a cidade e sobre o campo. Apreciamos as belas vistas de um dos miradouros mais bonitos da cidade.








Por entre as ruas da cidade fomo-nos deparando com casas típicas algarvias e cruzamo-nos com a Catedral de Silves, situada no largo da Sé, este monumento constitui o principal monumento Gótico do Algarve.





As origens do monumento são desconhecidas. Documentos afirmam que, em 1189, aquando a primeira tomada pelas tropas Cristãs aos Mouros, a Catedral foi construída sobre a antiga mesquita, no entanto não existem vestígios materiais deste facto.



O estilo arquitectónico que se tem mantido até hoje é marcadamente Gótico, com inícios no século XIII e estendendo-se por longos períodos de construção.

O interior da Catedral alberga a pedra tumular do rei D. João II (que foi posteriormente transladado para o Mosteiro da Batalha), bem como diversos túmulos de bispos e de famílias nobres de Silves.




A cidade ainda consegue surpreender pela beleza do rio que percorre toda a baixa de Silves e que permite contemplar a beleza do centro histórico e do seu castelo.



Considero esta cidade atraente e formosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário