21 de dezembro de 2011

Lagos



Lagos é uma encantadora cidade algarvia que manteve as suas características tradicionais, ao mesmo tempo que se transformou num cosmopolita destino de férias que acolhe centenas de visitantes por ano.

Esta cidade sempre foi habitada desde tempos recuados, como o demonstram diversas estações arqueológicas.

Durante cerca de quarenta anos, a cidade, devido à sua localização frente a África, torna-se porto de partida e de chegada das naus que, ano após ano, iam descobrindo a costa desse continente. Assim, teve uma participação importante na Era dos Descobrimentos.

O Infante D. Henrique trouxe a fama a esta região, fundando a sua escola de navegação na vizinha Sagres, tendo residido em Lagos e construído aí as suas famosas caravelas. Lagos desde logo se tornou um centro de atividade marítima, à medida que exploradores como Gil Eanes, o primeiro a dobrar o Cabo Bojador em 1434, partiu da cidade em busca de novas terras e fortuna. As caravelas que regressavam repletas de riqueza e escravos transformaram Lagos num entreposto comercial com África, o que aumentou a riqueza e prosperidade desta zona.



A nossa visita à cidade de Lagos teve inicio no seu centro histórico, apesar de o terramoto de 1755 ter provocado grandes estragos, Lagos conservou nas suas ruas e praças muito do encanto de uma cidade secular.
No local da antiga cidade medieval, as casas mostram muito do seu carácter nas cantarias das janelas e portas, nos ferros forjados das varandas, nos espaços de sombra e frescura criados pelas ruas estreitas e nos pátios onde crescem figueiras, videiras e flores.
A parte da cidade nascida da expansão dos sécs. XV a XIX tem o seu coração na Praça Gil Eanes e no meandro de ruas onde se descobrem azulejos ao gosto da “Arte Nova”; casas apalaçadas de fachadas nobres, a alvura de paredes recortadas pelas cantarias das janelas.






Por entre as ruelas estreitas da cidade encontramos a igreja Santo António. A impressionante talha dourada desta igreja do século XVIII é uma das mais belas do país, tornando-a num fantástico exemplo do Barroco Português. O interior ornamentado contrasta com a simplicidade do exterior.



No que se refere à arquitetura religiosa também visitamos a Igreja de São Sebastião, originalmente uma capela do século XIV, foi transformada em igreja dedicada a São Sebastião em 1463. Contém uma grande estátua da Nossa Senhora da Glória datada do século XVIII vinda do Brasil e um crucifixo do século XVI, que terá sido usado na famosa batalha de Alcácer-Quibir. Do seu topo obtêm-se vistas fabulosas sobre Lagos e sobre o mar.

Um dos símbolos históricos da cidade são as suas muralhas de origem cartaginesa ou romana foram ampliadas pelos Árabes e posteriormente nos séculos XIV e XVI para acompanhar o crescimento da cidade. As muralhas oferecem belas vistas panorâmicas sobre as colinas e a baía de Lagos.



O Castelo dos Governadores é outra das atrações do centro histórico, este castelo foi reconstruído no local de um antigo castelo árabe nos séculos XIV a XVI, tendo-se tornado a residência dos governadores do Algarve. Parcialmente destruído no sismo de 1755, contém um belo exemplar de uma janela manuelina, da qual o Rei D. Sebastião terá proferido as suas orações antes da sua viagem para África.




Também visitamos o mercado de Escravos, que atualmente é uma galeria onde constam elementos representativos dos escravos trazidos de África em 1444 que eram vendidos naquele que se julga ser o primeiro mercado de escravos da Europa.

Neste espaço encontramos vestígios de ossadas de escravos, bem como outros elementos que testemunham a presença dos mesmos neste local.



Ainda no centro da cidade visitamos o Forte da Ponta da Bandeira (ou de Nossa Senhora da Penha de França) que assegurava a defesa do antigo porto. Este foi construído no séc. XVII, com fosso, ponte levadiça e uma imponente porta de armas. No seu interior, consta uma pequena capela com azulejos do séc. XVII.



Antes de abandonarmos o centro da cidade passeamos ao longo da marina de Lagos que oferece um ambiente mais contemporâneo. Ladeada por lojas, cafés e restaurantes, é um local excelente para tomar uma bebida e relaxar.

O nosso percurso por Lagos não terminou com a visita ao centro da cidade, uma vez que não poderíamos deixar de visitar uma das grandes atrações de Lagos, a beleza das suas praias. Ao longo da extensão de areia e de dunas, encontramos praias paradisíacas, das mais belas da região, as minhas favoritas são a Praia da Boneca e a Praia Dona Ana. Adoro praias pequenas, recatadas e acolhedoras.

Porém, o meu local de eleição no concelho de Lagos é a Ponta da Piedade. Foram várias as visitas que realizei a este local e sempre que visito o Algarve este é um ponto de paragem obrigatória. A primeira vez que o visitamos realizamos um passeio de barco pelas grutas e furnas marinhas, o que nos proporcionou momentos inesquecíveis de observação da paisagem natural enlaçada pela imensidão do mar. A paisagem que alcanço a partir deste local eleva-me o inconsciente permitindo que este voe para bem longe do meu corpo.









As especialidades gastronómicas locais são as sopas de peixe, lingueirão ou conquilhas. Ou ainda a açorda de mexilhão, berbigão ou amêijoa, sem esquecer o delicioso bife de atum ou uma condimentada cataplana.

Lagos proporciona-nos momentos de tranquilidade, através do contacto com a natureza e momentos de cultura, através dos testemunhos históricos que estão presentes na cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário