20 de dezembro de 2011

Aljezur



A vila de Aljezur, localizada no noroeste do Algarve, também conhecida por vila presépio devido à toponímia do local, é atravessada pela Ribeira de Aljezur e por uma enorme várzea.

A vila ganhou notoriedade nos tempos da ocupação islâmica no Algarve, cujas influências são bem evidentes por todo o concelho. Dividida pelas encostas de três cerros, apresenta um castelo alcantilado, um casario branco de traçado medieval, ruas e ruelas sinuosas, gentes simpáticas e hospitaleiras e uma rica e apreciada gastronomia.

Iniciamos a visita a esta pacata vila pelo alto do morro, onde se encontram as muralhas do castelo, símbolo das lutas entre mouros e cristãos. Este castelo mourisco datado do século X foi construído para guardar o antigo porto fluvial que servia outrora de acesso ao mar, e foi uma das últimas fortalezas mouriscas do Algarve a ser capturada durante a reconquista cristã no século XIII. Duas torres, as muralhas e uma cisterna ainda se mantêm na sua posição cimeira na colina, oferecendo fabulosas vistas panorâmicas das florestas das redondezas, dos campos com flores silvestres e do mar, no horizonte.




Seguidamente descemos para o centro da vila e percorremos as ruelas e as casas características da arquitectura rural algarvia. A zona histórica que se estende pela encosta oferece uma vista pitoresca – ruelas calcetadas, com casas caiadas e os típicos vãos coloridos em volta das janelas. A parte mais recente da vila foi construída no século XVIII para acolher a população após a destruição causada pelo sismo de 1755 e encontra-se na outra margem do rio.



Ao percorrermos a vila deparamo-nos com a Igreja da Misericórdia, esta igreja original do século XVI foi reconstruída no século XVIII após o sismo de 1755. Ainda mantêm a sua porta renascentista.



Fora da vila, é difícil decidir quais os melhores locais a visitar, decidimos apreciar a paisagem natural envolvente e as praias magníficas que a costa vicentina nos presenteia. Assim, visitamos a praia da arrifana, com o seu mar imenso, procurada em grande parte por adeptos de surf.



Também visitamos Ribât de Arrifana, situada no cimo das falésias da Ponta da Atalaia e com excelentes vistas panorâmicas sobre a costa, esta fortaleza mourisca do século XII é uma das maiores da Península Ibérica. Foi construída com fins defensivos e religiosos, e as escavações revelaram a existência de várias mesquitas, um minarete e um muro de orações na direcção de Meca.





No que se refere aos produtos locais, Aljezur é o maior produtor de batata-doce de Portugal, por isso este legume está presente nas suas sopas, cozidos, pastelaria e toda a sua gastronomia.

Aljezur premeia o visitante não só pela beleza selvagem da paisagem, mas também por uma população acolhedora e ávida por acomodar novos turistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário