12 de dezembro de 2011

Paços Ferreira



O concelho de Paços de Ferreira, do distrito do Porto, localiza-se no Tâmega, e faz parte do Douro Litoral, integrando a região do Vale do Sousa.

A povoação é muito antiga, tendo sido um couto dependente da vila de Ferreira, a qual está na origem do nome do concelho.
A reforma administrativa levada a cabo por D. Maria II deu origem à criação do concelho em 1836.

Do seu património destacam-se a igreja do Mosteiro de S. Pedro de Ferreira, a Igreja de S. Salvador, o pelourinho, o Cruzeiro dos Templários e a citânia de Sanfins.

Iniciamos a nossa visita pelo centro da cidade visitando a Igreja Matriz, situada numa peculiar colina. De origem incerta, este templo é o local de devoção por excelência dos pacenses.



Passamos também pelo pelourinho da cidade, pelo Paços do Concelho e pelo jardim central da cidade.

Um dos monumentos principais da cidade é o Mosteiro de Ferreira sendo um dos importantes monumentos do concelho, tendo influenciado decisivamente a sua história. É um dos 21 monumentos que integram a Rota do Românico do Vale do Sousa. Templo de estilo românico, datado do século XII, é um dos melhores exemplares deste estilo arquitetónico no Entre-Douro e Minho, misturando três correntes estilísticas, com origem no Porto, em Zamora e em Unhão. Serviu, durante séculos, de casa aos monges da Colegiada de São Pedro de Ferreira, que administrava todas as terras em seu redor, o Couto de Ferreira. 




Outra das atrações do concelho de Paços Ferreira é a Citânia de Sanfins, situada num planalto, numa posição ci­meira que lhe conferia uma grande segu­rança face às invasões, é hoje um dos prin­cipais testemunhos da cultura castreja do noroeste peninsular, encontrando-se a decorrer o processo de candidatura dos castros a Património Mundial da Unesco.






Esta visita refletiu-se numa autêntica lição de história, onde tivemos oportuni­dade de visitar uma reconstrução de uma das unidades familiares, permitindo vi­sualizar a sua volumetria no contexto ar­queológico, bem como os espaços interiores.




Concluindo, a outrora vila rural de Paços Ferreira, formada por lugares e quintas, e casas graníticas, tem-se transformado numa cidade moderna.


Sem comentários:

Enviar um comentário