29 de março de 2011

Castelo de Almourol

O fantástico e surpreendente castelo de Almourol, está situado numa pequena ilha, na freguesia de Praia de Ribatejo (Santarém), que já era habitada no tempo da ocupação romana da península, a partir do século VIII, foi ocupada pelos muçulmanos, que a terão conquistado aos visigodos.



No âmbito da reconquista cristã da Península Ibérica, Almourol foi conquistado por D. Afonso Henriques, em 1129, que o entregou à Ordem do Templo. Esta ordem é responsável pela reconstrução do castelo, conferindo-lhe as características das fortificações templárias.



Supõe-se que sejam os Templários os responsáveis pelas visitas dos inúmeros turistas ao Castelo Almourol. A lenda dos Templários é mundialmente conhecida e através do Castelo o turista pode conhecer um pouco mais da lenda e dos símbolos dos Templários.

O Castelo de Almourol nas mãos dos Templários servia como uma linha de defesa que protegia Coimbra. Após a queda dos Templários, o castelo ficou esquecido por séculos, apenas no século XIX, graças ao Romantismo é que ele foi redescoberto e foi alvo de grandes obras que o revitalizaram e restauraram. Depois de revitalizado serviu de palco para vários eventos portugueses.



O terremoto de 1755 também atingiu o Castelo de Almourol e danificou a sua infraestrutura. Após as reformas e revitalizações foi entregue ao Exército português na metade do século XIX. E no século XX foi classificado como Monumento Nacional de Portugal.
Foram várias as visitas que realizei a este Castelo e vou continuar a fazê-lo, porque sempre que o visito revivo momentos da História de Portugal, contemplando este belo monumento envolvido pelo rio Tejo, que enfatiza o romantismo vivido pelos seus visitantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário