31 de março de 2011

Amarante


Descobrir Amarante, a cidade e o concelho, é uma aventura que deve ser vivida com entusiasmo. Se o interesse do visitante é a Natureza pode visitar o rio Tâmega ou as serras da Abobobeira e do Marão, oferecendo ambas paisagens de sonho e aldeias de gente afável, acolhedora, ricas de tradições e com uma arquitectura marcada de granito e xisto.

Amarante é uma cidade do Distrito do Porto, tudo indica que esta cidade deve a sua origem aos povos primitivos que demandaram a serra da Aboboreira (habitada desde a Idade da Pedra), embora se desconheça com exactidão o nome dos seus fundadores. Dá-se como certo, porém, que a urbe ganhou importância e visibilidade com a chegada de S. Gonçalo (1187-1259), nascido em Tagilde-Guimarães, que aqui se fixou depois de peregrinar por Roma e Jerusalém.



Rico em termos paisagísticos, para o que contribuem decisivamente as serras do Marão e Aboboreira e o rio Tâmega, o concelho de Amarante reúne também um conjunto notável de edifícios e monumentos.

No Centro Histórico da cidade merecem referência a Ponte S. Gonçalo, o Convento e Igreja de S. Gonçalo, as Igrejas de S. Pedro e S. Domingos, a Casa da Calçada e o Solar dos Magalhães. Fora da urbe, o destaque vai para os Paços do Concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, o Mosteiro de Travanca e para o românico das igrejas de Mancelos, Jazente, Freixo de Baixo, Gatão ou Gondar.

As festas grandes em Amarante, em honra de S. Gonçalo, acontecem no primeiro fim de semana de Junho.

A cidade dividida pela rio é o reflexo do belo património de Portugal.



A ponte que liga as duas margens, foi testemunha das “Invasões Francesas”, como confirma um dos pilares.

Numa das margens do rio encontramos a igreja S. Gonçalo. A Igreja de São Gonçalo foi fundada por São Gonçalo de Amarante. Esta obra encontra-se no centro da cidade.
Em 1540, foi transformada num grande mosteiro com a construção de um convento dominicano em honra de São Gonçalo, com autorização e ajuda de D. João III e de sua mulher, a Rainha Dª Catarina.






Após visitarmos a igreja e Convento S. Gonçalo, partimos do largo da igreja em direcção às ruas históricas com o piso em calçada, percorremos as ruas observando as casas com que nos cruzávamos.


Voltando ao largo da igreja visitamos a igreja de São Domingos, e não podíamos deixar de apreciar a fonte da Praça da República.

No percurso pela cidade fomo-nos cruzando com casas senhoriais, como por exemplo a Casa de Pascoaes, Solar dos Magalhães e a Casa da Calçada.



Não deixamos de visitar o Museu Municipal de Amadeo Souza-Cardozo, que reúne materiais respeitantes à História local e onde constam obras de artistas e escritores nascidos em Amarante - António Carneiro, Amadeo de Souza-Cardoso, Acácio Lino, Manuel Monterroso, o Abade de Jazente, António Cândido, Teixeira de Pascoaes, Augusto Casimiro, Alfredo Brochado, Ilídio Sardoeira, Agustina Bessa Luís, Alexandre Pinheiro Torres...

Uma das atracções desta região é a sua gastronomia, desta forma, aproveitamos a visita a Amarante para almoçarmos no restaurante “Zé da Calçada”, onde contemplamos de uma bela vista sobre o rio Tâmega e deliciamo-nos com a variedade de entradas, o prato principal e as sobremesas locais.


Fora do centro da cidade visitamos os Paços do Concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, o Mosteiro de Travanca e algumas igrejas que representam o estilo românico, como por exemplo o Mosteiro de Freixo de Baixo.
                                                                 Mosteiro de Travanca
A cidade de Amarante é considerada a “A Princesa do Tâmega”, nesta encontramos história, beleza natural e monumental, envolvidas pelos braços do rio que aformoseia a cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário