21 de outubro de 2014

Lombo de porco com galletes de batata



Ingredientes:

Lombinhos de porco 
4 maçãs
1 limão
3 dentes de alho
1 dl de azeite
1 cebola
1 cerveja
3 tomates pelados de lata
1 colher (chá) de mostarda
2 dl de natas para cozinhar
Sal q.b.
Pimenta q.b.


Galletes:

Batatas
Salsa picada
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Óleo  para cozinhar q.b.

 Descasque os dentes de alho e pique-os finamente. Tempere o lombo de porco com sal, pimenta, os dentes de alho picados e o sumo do limão e deixe marinar durante uma hora.

 Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte o lombo e deixe-o cozinhar até ficar douradinho de ambos os lados. Adicione a cebola picada, mexa até a cebola ficar macia, acrescente o tomate pelado picado, a mostarda, a cerveja e tape. Deixe cozinhar em lume brando durante 40 minutos, virando o lombo de vez em quando.
Adicione as natas, misture e deixe ferver até obter um molho cremoso.
À parte descasque as maças, corte em gomos e coza num fio de água. Depois de cozidas passe a varinha mágica até ficar um puré cremoso. 

Prepare as galletes: Descasque as batatas e lave-as. Depois, rale-as e esprema-as bem com a mão, para retirar o líquido. Deite para uma tigela, tempere com sal, pimento e salsa picada e misture.
 Leve ao lume uma frigideira antiaderente com óleo cremoso para cozinhar. Deixe derreter e depois espalhe pequenas porções da mistura de batata, como se de uma pequena panqueca se tratasse.
 Deixe cozinhar em lume brando durante cinco minutos de cada lado, de modo a que fiquem douradinhas. Retire-as e deixe escorrer.

 Sirva com o lombo cortado em fatias e acompanhe com o puré de maçã.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário