11 de novembro de 2010

Como água para chocolate




“Este livro relata-nos a história do amor sofrido e profundo entre Pedro e Tita. Estas duas personagens ficam impedidas de concretizar o casamento por um preconceito infundado: Tita é a filha mais nova de três e não pode casar, porque na família manda a tradição que a filha mais nova se mantenha solteira e cuide da mãe até à hora da morte. A mãe oferece então a mão de Rosaura a filha mais velha a Pedro que acaba por se casar com ela para ficar perto do seu amor: Tita. Esta durante o seu infortúnio conta com a criada índia (Nacha) que lhe vai soprando aos ouvidos receitas e conselhos na vida e na morte. Laura Esquivel pinta este livro com as cores desse México longínquo impregnando-o de cheiros e sabores. Tita constrói e solidifica a sua relação com Pedro através de receitas típicas, rústicas e às vezes invulgares e requintadas. As receitas, uma para cada mês, e o desejo, o desespero, o choro e a alegria, com que as faz são a sua maneira de se revelar e de comunicar os seus sentimentos ao seu amor. Laura Esquivél revela neste livro uma nova forma de sentir e descrever o erotismo. O livro é extremamente erótico tal como a relação entre os dois protagonistas embora subtil por ser um amor proibido. Esta história é também um brinde ao amor que acredita, que ultrapassa tudo, que aceita e que sabe o que é importante e verdadeiro. “


Este é um dos meus livros favoritos. É simplesmente delicioso!
Li-o em 2002 depois de terminar a faculdade e ter decidido dar um tempo às “bíblias” do meu curso e tentar mergulhar em outro estilo de leituras.
Depois deste li todos os livros escritos pela autora Laura Esquível, posteriormente neste blog vou ter oportunidade de comentar esses livros. Adoro a forma criativa, entusiasta, envolvente e apaixonada com que a autora escreve os seus livros.
Neste romance, cada capítulo é aberto com uma deleitosa receita culinária. É fascinante a forma como a autora relaciona as receitas com as emoções. As emoções de Tita são conduzidas para a sua receita culinária, proporcionado às pessoas que provam a sua receita vivenciar as mesmas emoções. Tita comunica através da culinária, confeccionado receitas emocionais.
Sou suspeita de adorar este livro, porque também adoro culinária e considero que cozinhar é uma arte e como todas as formas de arte comunicam e expressam emoções, sentimentos, pensamentos muitas vezes reprimidos, acredito que através da culinária podemos seduzir, encantar e nos apaixonar.

Sem comentários:

Enviar um comentário