17 de fevereiro de 2016

Pastéis de nata


Ingredientes:

250g de açúcar
casca de limão
2 paus de canela
250ml de leite
30g de farinha
20g de amido de milho (maisena)
umas gotas de extracto de baunilha
3 gemas + 1 ovo
375g de massa folhada
canela e açúcar em pó para polvilhar

Num tacho coloque 125ml de água, o açúcar, a casca de limão e os paus de canela. Deixe ferver e desligue.
Entretanto misture a farinha, o amido de milho e o extracto de baunilha com um pouco de leite para dissolver. Leve o restante leite ao lume até levantar fervura e junte à mistura das farinhas misturando bem. Coloque a mistura de novo no tacho e leve novamente ao lume mexendo sempre até engrossar.
Retire os paus de canela e a casca de limão da calda de açúcar e junte à mistura anterior assim como as gemas e o ovo. Misture bem e leve novamente ao lume a engrossar sem parar de mexer.
Retire, tape com película aderente e deixe arrefecer completamente.
Aqueça o forno a 220ºC. Estique a massa folhada numa superfície polvilhada com um pouco de farinha e de açúcar em pó. Corte a massa ao meio e coloque uma das partes por cima da outra enrolando depois como se fosse uma torta.Corte depois 12 fatias desse rolo com cerca de 1 a 2 cm de espessura. Estique agora cada uma dessas fatias com o rolo da massa, e forre depois 12 formas de queques previamente untadas com um pouco de manteiga. Divida o creme anterior pelas 12 formas.
Leve ao forno quente entre 18 a 20 minutos, ou até o creme ficar dourado e a massa folhada. Deixe arrefecer antes de retirar das forminhas.
Sirva os pasteis de nata polvilhados com açúcar em pó e canela.

Bom Apetite!



Sem comentários:

Enviar um comentário