29 de março de 2014

Pavlova de chocolate com frutos vermelhos



Ingredientes:

Pavlova: 

5 claras 
220g de açúcar 
2 colheres de chá de Maisena 
2 colheres de chá de vinagre de vinho branco 

Mousse de Chocolate: 

200g de chocolate negro 
5 ovos 

Framboesas frescas 
Mirtilos 
Morangos 
Açúcar em pó q.b. 

Liga-se o forno e regula-se para 150ºC. 
Bate-se as claras em castelo, mas não as deixe ficar demasiado duras. Acrescenta-se depois o açúcar, aos poucos e poucos, batendo com a batedeira eletrica entre cada adição de açúcar. As claras devem ficar duras e brilhantes. Junta-se agora a maisena peneirada e o vinagre e mexe-se bem com uma vara de arames para envolver muito bem. 
Forra-se um tabuleiro com papel vegetal e desenha-se um circulo com 18cm de diâmetro. Coloca-se as claras dentro desse circulo e com a ajuda de uma espátula molda-se as claras de modo a ficarem dentro do circulo. Coloca-se a pavlova no forno e reduz-se para 120ºC. Deixa-se cozinhar durante 1h20 e evita-se abrir muitas vezes a porta do forno. Ao fim desse tempo desliga-se o forno e deixa-se arrefecer completamente lá dentro antes de a retirar. 
Para a mouse de chocolate, começa-se por derreter o chocolate em banho maria ou no micro-ondas. Junta-se as 5 gemas, misturando bem e envolve-se depois as 5 claras previamente batidas em castelo. Reserva-se no frigorífico. 
Antes de servir cobre-se a pavlova com a mousse de chocolate e decora-se depois com morangos, mirtilos e framboesas polvilhando com açúcar em pó para decorar. 

Bom apetite! 

Sem comentários:

Enviar um comentário