6 de outubro de 2013

Verín



Verín é uma cidade espanhola da província de Ourense situada na comunidade da Galiza, atravessada pelo rio Tamega. 

Esta cidade surgiu a partir da vila romana, cujos habitantes pertenciam ao "castro de Baronceli", situado na zona que atualmente ocupa o castelo Monterrey, construído na idade média. 

A sua zona histórica é pequena, contudo conseguimos encontrar vestígios importantes como a Igreja paroquial, em frente à plaza de Garcia Barbón, com as suas casas típicas galegas de balcões no alto, encontramos uma casa nobre, a Acevedo e o convento Mercedario, de estilo barroco. 



Da vila avista-se o castelo Monterrey, este é uma fortificação medieval, declarada Monumento Nacional, das melhores conservadas da Galiza.



No século XII, o primeiro rei de Portugal Afonso Henriques, neto de Afonso VI de Castela e Leão, edificou o castelo, porém este rapidamente passou para o reino de Leão e Castela com a assinatura do Tratado de Tui em 1137, renunciando Afonso Henriques a possessões e pretensões na Galiza.




É considerada por muitos autores como a acrópole maior da Galiza, tendo sido durante toda a Idade Média um enclave estratégico para a defesa da fronteira com Portugal.





No interior do recinto medieval ergue-se a igreja românica de Santa María de Gracia, com um interessante retábulo no seu interior, a sua torre de Menagem ou de D. Sancho, e a torre das Damas, em torno à qual cresceu o palácio renascentista dos condes. Monterrei foi sede de três conventos (franciscanos, mercedários e jesuítas), da primeira imprensa da Galiza e de um hospital de peregrinos. Nas proximidades do castelo encontra-se o Parador de Turismo, pousada erguida no terreno antes ocupado pelo convento dos Jesuítas.

Relativamente à gastronomia local, as boas carnes da zona são desde sempre a base de deliciosos pratos de vitela, dos assados de cabrito e de cordeiro, e de uma enorme variedade de receitas à base de porco, que vão do bandullo (estômago recheado de carne) até aos generosos cozidos acompanhados de pernil, lombo, orelha, chouriços e chouriças com acompanhamento de excelentes batatas, repolho, couve, grão de bico ou grelos. 

Concluindo, Verín é uma cidade repleta de tradição.


1 comentário:

  1. Gostei muito de conhecer esta cidade, através do seu post, que desconhecia por completo. Obrigada.

    ResponderEliminar