31 de outubro de 2010

Os cinco sentidos

Os sentidos são o alicerce da comunicação, são a tradução do amor, são a essência da relação do indivíduo com o mundo que o rodeia.
Começando pela visão, este sentido é responsável pela maior parte das informações que recebemos do ambiente externo. Através da visão contemplamos o Mundo, a beleza das cores e das formas.

A audição é outro dos sentidos, através desta, conseguimos apreciar os inúmeros sons, sons esses que nos transmitem memórias, sensações e vivencias, como por exemplo, a voz de pessoas significativas, músicas, o som da água a cair, o som do mar revoltado, o som dos pássaros, entre outros.


Através do olfacto conseguimos vivenciar sensações antigas, o cheiro é um dos sentidos que me transporta para a nostalgia. Sentindo o cheiro de uma pessoa significativa consigo fechar os olhos e voltar a viver os momentos passados com essa pessoa. O cheiro das flores, do corpo das pessoas, da maresia, do pêlo dos meus gatos, de especiarias, intensifica a vivencia de cada momento.

O paladar é um dos sentidos que está directamente relacionado com o olfacto. Através deste podemos saborear os gostos da vida. Um doce, um salgado, um beijo molhado, são prazeres que podemos apreciar através do paladar.


Através do tacto experienciamos as sensações através da pele. O toque numa face, brincar com a areia, acariciar o pêlo de um animal, afundar os dedos num saco de sementes, abraçar quem se gosta, são sensações que não se esquecem e ficam para sempre no nosso imaginário.


Sem comentários:

Enviar um comentário