Burgos é um município de Espanha, situado em Castela a Leão, a cidade foi fundada como fortaleza em 884 e foi elevada à categoria de sede episcopal em 1029.
A sua importância na Idade Média fez com que se tornasse a capital de Castela, o que lhe confere actualmente um carácter senhorial reflectido nos seus edifícios históricos.
Esta é uma cidade rica em arte gótica, destacando-se sobretudo a Catedral de Burgos.
Burgos mantém bem conservado o seu centro histórico, que conta como principal atracção monumental a sua Catedral gótica, "delicada como uma jóia ", declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. A sua construção foi iniciada em 1221, por vontade do rei Fernando III e do bispo Don Mauricio, esta catedral foi inspirada no modelo francês de Reims.
O Arco de Santa Maria à sua frente, era a entrada da cidade velha.
Por trás da catedral pode-se ver a Igreja de San Nicolás, com o seu esplêndido retábulo em alabastro policromo; vale a pena visitar o Museu de Retábulos, na Igreja de San Esteban.
Ao longo do rio, vemos a bela Casa del Cordón, onde os reis Católicos receberam Cristóvão Colombo após a sua segunda viagem à América.
Passamos pela Plaza Mayor rodeada de edifícios históricos e caminhamos entre as ruas da cidade, passando por vários monumentos e arcos entre eles o Arco de Fernan Gozalez.
Por fim, visitamos o castelo de Burgos, que constitui o berço da cultura castelhana medieval.
Após percorrermos as ruas da cidade constatamos que a arte gótica está profundamente enraizada nesta bela cidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário