29 de março de 2014

Pavlova de chocolate com frutos vermelhos



Ingredientes:

Pavlova: 

5 claras 
220g de açúcar 
2 colheres de chá de Maisena 
2 colheres de chá de vinagre de vinho branco 

Mousse de Chocolate: 

200g de chocolate negro 
5 ovos 

Framboesas frescas 
Mirtilos 
Morangos 
Açúcar em pó q.b. 

Liga-se o forno e regula-se para 150ºC. 
Bate-se as claras em castelo, mas não as deixe ficar demasiado duras. Acrescenta-se depois o açúcar, aos poucos e poucos, batendo com a batedeira eletrica entre cada adição de açúcar. As claras devem ficar duras e brilhantes. Junta-se agora a maisena peneirada e o vinagre e mexe-se bem com uma vara de arames para envolver muito bem. 
Forra-se um tabuleiro com papel vegetal e desenha-se um circulo com 18cm de diâmetro. Coloca-se as claras dentro desse circulo e com a ajuda de uma espátula molda-se as claras de modo a ficarem dentro do circulo. Coloca-se a pavlova no forno e reduz-se para 120ºC. Deixa-se cozinhar durante 1h20 e evita-se abrir muitas vezes a porta do forno. Ao fim desse tempo desliga-se o forno e deixa-se arrefecer completamente lá dentro antes de a retirar. 
Para a mouse de chocolate, começa-se por derreter o chocolate em banho maria ou no micro-ondas. Junta-se as 5 gemas, misturando bem e envolve-se depois as 5 claras previamente batidas em castelo. Reserva-se no frigorífico. 
Antes de servir cobre-se a pavlova com a mousse de chocolate e decora-se depois com morangos, mirtilos e framboesas polvilhando com açúcar em pó para decorar. 

Bom apetite! 

19 de março de 2014

Dia do Pai

A Maria Carlota não se esqueceu de desejar uma feliz Dia do Pai ao seu papá.




18 de março de 2014

Comillas



Comillas é uma cidade da comunidade da Cantabria , situada em Espanha.

A cidade é banhada pelas águas do oceano. A bela paisagem é emoldurada pelos picos nevados dos Picos de Europa e pela Ria de la Rabia. Os emigrantes que voltaram da América no século XIX, transformaram a cidade de Comillas. A sua arquitetura pitoresca é um bom exemplo do neo-gótico e neo-árabe. É um impressionante conjunto que possui uma beleza única na região da Cantábria. Durante a Idade Média, Comillas era uma pequena população que vivia num pequeno porto da atividade agricultura e pecuária. 

Começamos a nossa visita pelo Cemitério, um cemitério gótico, criado a partir das ruínas da antiga igreja paroquial, onde a figura inconfundível de Anjo da Guarda é uma das suas atrações. 





Em seguida visitamos a Universidade Pontifícia, mais um símbolo de Comillas, a sua figura imponente fica numa colina com vista para toda a cidade. Esta universidade foi administrada por jesuítas, cujo modelo de ensino triunfou desde século XVII. 





Uma das atrações desta universidade é o seu portal, o seu arco tem reminiscências e alusões medievais.



Depois de visitarmos a universidade descemos ao centro da cidade e visitamos o seu centro histórico, onde nos deparamos com a igreja paroquial e belos jardins. 





Perto do centro histórico situa-se o Capricho de Gaudi. Esta residência de verão foi construída em 1883 encomendada por Máximo Díaz de Quijano, cunhado de Marcos de Comillas e do arquiteto Cascante Colom aos planos de Gaudi. Contra um deslumbrante soquete de pedra as fachadas mostram alternando faixas horizontais de tijolos e cerâmica pintada com temas florais, também presente no friso superior da torre e nas extremidades das aberturas. 









Esta é uma obra que espelha sem dúvida alguma a arquitetura de Gaudi.

Próximo da casa do capricho encontramos o Palácio Sobrellano de estilo neo-gótico, foi a casa de Antonio Lopez, o primeiro Marquês de Comillas. 





O conjunto Sobrellano começou com a capela-mausoléu, com as obras do palácio em 1888. Este palácio é realmente um espaço a ser exibido, neste constam objetos e itens que refletem a personalidade do Marquês de Comillas. O grande salão foi concebido como o centro simbólico do palácio, mostrando as contribuições que a família Marquês tinha feito para a história recente da Espanha.





Ao lado do palácio situa-se a Capela e Panteon de los Marqueses de Comillas. 

No interior do panteão encontramos as esculturas da "Oração" e "Renúncia" que denotam a influência do estilo de Rodin. O mobiliário, como os bancos da igreja foram desenhados por Gaudi, manifestando toques góticos, mas anunciando modernismo. 







Por fim, visitamos o Monumento al Marqués de Comillas, erguido em 1980, situado no alto de uma colina, onde podemos avistar a imensidão do mar. 


Em suma, Comillas é sem dúvida uma das mais belas e famosas cidades de Cantabria , um complexo arquitetónico magnífico rodeado por um ambiente natural e uma paisagem de exceção.


17 de março de 2014

Num momento, num olhar....


"Num momento, num olhar, o coração apanha-se para sempre. Ama-se alguém. Por muito longe, por muito difícil, por muito desesperadamente. O coração guarda o que se nos escapa das mãos. E durante o dia e durante a vida, quando não está lá quem se ama, não é ela que nos acompanha – é o nosso amor, o amor que se lhe tem." 

                                                                                                             In Miguel Esteves Cardoso

16 de março de 2014

14 meses

Fotos by Ricardo Araújo


A nossa princesa faz hoje 14 meses e cada dia que passa está mais linda e comunicativa. Aos 13 meses e uma semana começou a andar sozinha e ficou mais independente, deixou a mão da mãe para caminhar e alcançou a sua autonomia motora. 

Sou uma mãe babadíssima, não me canso de observar a beleza e o encanto da minha menina. Adoro vê-la brincar, dançar e interagir connosco, é viciante observá-la e interagir com ela.

Durante estas semanas deixou a mão da mãe para andar, mas agora precisa dela para adormecer. Antes de adormecer agarra-se à minha mão com uma intensidade que não são precisas palavras para expressar tal sentimento. É um momento só nosso, um momento de partilha, de afeto e de muito amor. Sou cada dia mais feliz!

Amo-te muito princesa. 


12 de março de 2014

Rolo de chocolate



Ingredientes:

6 ovos
5 colheres de sopa rasas de farinha
7 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó

Recheio:
1 tabelete de chocolate
Leite, q.b.
1 gema de ovo


Bate-se as gemas com o açúcar e aos pouco acrescenta-se a farinha e o fermento. 
Bate-se as claras em castelo e acrescenta-se ao preparado anterior e envolve-se sem bater.
Barra-se uma forma rectangular com manteiga e polvilha-se com farinha e verte-se o preparado e leva-se ao forno até o bolo ficar cozido.
Enquanto o bolo coze, derrete-se o chocolate em banho-maria e acrescenta-se um pouco de leite. Retira-se do lume e acrescenta-se 1 gema de ovo mexendo muito bem para não cozer o ovo. 
Depois da massa cozida, desenforma-se e coloca-se num pano húmido recheia-se com o creme de chocolate e enrola-se a massa até formar um rolo. 

Bom apetite!

11 de março de 2014

Lasanha de pão de forma



Ingredientes:

Pão de forma 
Fatias de Fiambre
Fatias de Queijo mozzarella
Queijo ralado
100g de manteiga amolecida
4 ovos
200ml de natas
4 colheres de polpa de tomate
2 colheres de ketchup
Sal e pimenta, q.b.

Numa tigela, mistura-se a manteiga com a polpa de tomate e o ketchup até ficar uma pasta lisa. Torra-se as fatias de pão e barra-se, só de um lado, com a pasta.
Barra-se um pírex com o resto da pasta, colocando de seguida camadas alternadas de pão, fatias de fiambre e de queijo, sendo que a última camada deve ser de queijo.
Numa tigela, mistura-se os ovos com as natas, tempere com sal, pimenta e noz-moscada e mexa bem. Verte-se sobre os ingredientes no tabuleiro e polvilha-se com o queijo mozzarella ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante cerca de 20 minutos. Retire e sirva quente.

Bom apetite!


10 de março de 2014

Peitos de frango com maionese e sopa de cebola


Ingredientes:

Peitos de frango
Maionese, q.b.
Sopa de cebola, q.b.

Cobre-se os peitos de frango com maionese e em seguida passa-se os mesmos pela sopa de cebola e leva-se ao forno por 20 a 25 minutos.

Bom apetite!

9 de março de 2014

Enrolados de salsichas





Ingredientes:

Salsichas
Pão de forma
Queijo ralado mozarela
3 colheres de sopa de maionese
1 colher de sopa de mostarda
1 Ovo
Orégãos, q.b.
Queijo parmesão para polvilhar

Corta-se as bordas do pão de forma ou compra-se o pão sem côdea.
Com o rolo de massas, pressiona-se as fatias do pão de forma para que fiquem fininhas, maiores e mais fáceis de enrolar.
Mistura-se a maionese e a mostarda e reserva-se. Passa-se essa pasta nas fatias, somente do lado que receberá a salsicha.
Coloca-se uma fatia de queijo mozarella em cada fatia de pão de forma e no meio a salsicha.
Une-se uma ponta a outra da fatia e prende-se com um palito. Pincela-se com ovo e polvilha-se com orégãos e queijo ralado por cima.

Bom apetite!


3 de março de 2014

O que interessa é que amas



"Não interessa quem tu amas, onde é que amas, porque é que amas, quando é que amas ou como é que amas, o que interessa é que amas."

                                                                                                                               In John Lennon