Depois de um dia cheio de aprendizagens, emoções e contentamentos descansamos no seio da família, de forma a recuperarmos forças para a descoberta do dia seguinte.
Começamos um novo dia com a visita à cidade de Sète.
Começamos um novo dia com a visita à cidade de Sète.
Sète, a Veneza do Languedoc, recebeu esta designação graças aos vários canais que a rodeiam.
O canal real atravessa Sète e une as águas do Mediterrâneo às da lagoa de Thau. Permite assim ao canal do Midi, que atravessa a lagoa de Thau, desaguar no Mediterrâneo. Assim é chamada de porta para o mar do Mediterrâneo, por ser aqui que termina o Canal du Midi.
Sète circunda uma colina solitária, monte Saint Clair, entre a lagoa de Thau, o mar e os canais, é considerado um dos maiores portos do Mediterrâneo.
O seus portos, localizados no coração da cidade, proporcionam a Sète toda a sua singularidade, cargueiros, navios de cruzeiro e transbordadores cruzam-se no porto de comércio, o segundo do mediterrâneo francês.
Sète é considerada a cidade mais fascinante na costa mediterrânea francesa.
Ao percorrermos o porto de Sète constatamos que este é muito movimentado, as esplanadas e os restaurantes são a atracção local.
Constatamos também que na cidade o canal Royal tem um papel de Praça Pública. Não só a cidade cresceu em torno dele como também se tornou num local de espectáculos.
O porto pesqueiro, situado em pleno coração da cidade, está rodeado pelas fachadas coloridas que são reflectidas nas águas do Mediterrâneo.
Actualmente, a frota de pesca de Séte é a mais recente e mais bem equipada do Mediterrâneo.
As traineiras e os atuneiros atracam ao longo do cais da Marina, que acolhe também os restaurantes onde a gastronomia local, os peixes do Mediterrâneo e os moluscos da lagoa de Thau são a prata da casa.
Entre as 2 pontes, no chamado Cadre Royal, são disputados, desde 1666, e durante todo o Verão, os muito famosos torneios de Justas náuticas, nos barcos que mostra a seguinte imagem:
Sète é, em suma, uma cidade repleta de movimento, onde podemos usufruir de uma bela paisagem, sentados numa das muitas esplanadas localizadas em frente ao canal.
Sem comentários:
Enviar um comentário