7 de julho de 2011

Salles Source


Após a visita a Albi, a descoberta continuou a caminho de Conques, o percurso percorrido foi longo, uma vez que fomos pelo interior de vilas e aproveitamos este facto para desfrutar das belas paisagens que nos iamos deparando. A chegar a Conques, lá no fundo da estrada observamos uma vila embrenhada em penhascos rochosos, o que nos despertou interesse.




Em vez de seguirmos caminho, subimos até a vila e deparamo-nos com uma bela paisagem natural – uma cascata situada no meio da vila. Antes de observarmos a cascata vimos uma placa que identificava a vila – Salles Source.



Salles-la-Source é uma comunidade francesa, localizada no departamento de Aveyron nos Midi-Pyrénées.

Situada num anel de penhascos rochosos, a vila de Salles la Source é distribuída por três níveis e é atravessada por uma linda cascata que flui mais de 20 m, alimentada por rios subterrâneos.





A vila de Salles-la-Source é provavelmente a mais pitorescos do departamento de Aveyron. Dividida em nove aldeias é caracterizada pela sua riqueza natural. Nomeadamente, a cascata situada no meio da aldeia, que atrai milhares de turistas, invadindo a tranquilidade da povoação local.




Esta cascata é alimentada por um rio subterrâneo que flui desde o advento da Vayssière Tindoul. O rio é constituído por vários braços, um dos quais foi capturado a partir do século XVII para girar uma roda localizada numa das engrenagens.
Considero esta cascata impressionante, devido à sua localização, no coração da vila, e pela capacidade de esta formar uma pequena piscina natural.

Esta aldeia também é caracterizada pela dezena de antas e vestígios arqueológicos que estão presentes na vila.

Encontramos alguns monumentos também dignos de serem apreciados como por exemplo a igreja romana de Saint Paul.



Rica em história e em património cultural e natural, Salles-la-Source é uma vila que não deve deixar de visitar, um dia que realize um itinerário por Midi-Pyrénées.

Sem comentários:

Enviar um comentário